top of page
  • Foto do escritorITD

16 de junho dia mundial da tartaruga marinha!

O trabalho de manejo e conservação com tartarugas marinhas no Piauí teve início em 2006, quando foram realizados diálogos com a APA Delta do Parnaíba e IBAMA, para levantamento de dados sobre a região e entender melhor o território, posteriormente, realizou-se contato com Fundação TAMAR, para treinamento da equipe.


Em 2012 foi firmada uma parceria com o SESC Piauí para fortalecer os trabalhos de educação e sensibilização ambiental com público escolar e não escolar através do projeto sala ciência.

Em 2014 foi marcada a primeira fêmea em atividade reprodutiva e hoje, monitoramos uma colônia com 78 tartarugas marinhas que desovam nas praias piauienses. Acreditamos que o número de fêmeas seja maior, tendo em vista que, devido à dificuldade financeira, não conseguimos fazer os monitoramentos noturnos para marcação das fêmeas em anos consecutivos.


Em 2019 através da Pesquisa aplicada e com financiamento da Shell Brasil, foi aplicado o 1° transmissor para monitoramento via satélite, na tartaruga-de-couro, espécie criticamente ameaçada de extinção. O resultado da pesquisa apresentou o deslocamento dessa fêmea após desovar no litoral do Piauí, em direção a região do Atlântico Norte, próxima à costa leste do Canadá.


Em 2021 após avaliação dos dados registrados ao longo desses anos, a equipe do Instituto Tartarugas do Delta comemora a proteção e soltura de aproximadamente 80 mil filhotes de tartarugas marinhas (das cinco espécies) liberados no litoral piauiense.


Com esses dados apresentamos a contribuição do Instituto Tartarugas do Delta no trabalho de conservação das tartarugas marinhas, realizado na região da APA Delta do Parnaíba, Litoral Norte do Brasil.

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page