• ITD

Golfinho cabeça-de-melão na praia do Coqueiro


Operação de resgate do golfinho cabeça-de-melão na praia do Coqueiro

Nesta quarta-feira, 12, um golfinho-Cabeça-de-melão (Peponocephala electra) foi encontrado por moradores da comunidade do Coqueiro da Praia, Luís Correia - PI, e resgatado pelo Instituto Tartarugas do Delta.

O animal foi encaminhado para uma piscina em ambiente natural, recebeu tratamento clinico veterinário e ficou em observação. Infelizmente não resistiu e morreu na manhã do dia 14.

Esta é a segunda ocorrência da espécie no litoral piauiense. A Primeira ocorreu no ano de 2014 e foi reintroduzido com sucesso. Sabe-se que vários motivos podem provocar um encalhe, porém, o quadro clinico sugere pneumonia, infelizmente não foi possível proceder com coleta de sangue.

Geralmente quando estes animais encalham apresentam uma saúde comprometida, uma situação de estresse como: várias tentativas de reintrodução, barulho, fotos (luz) podem piorar o quadro. Entendemos que é difícil controlar a ansiedade da população ao ver um golfinho. Contudo, gostaríamos de repassar algumas orientações importantes para as pessoas que de fato querem ajudar:

1° - não devolver o animal para o mar;

2° - o animal deve descansar, de preferência na sombra (caso seja durante o dia);

3° - sugere-se deixar o animal na areia com a barriga voltada para baixo;

4° - para deixa-lo mais confortável deve-se fazer um buraco na areia, na região da barriga e das nadadeiras;

5° - solicitar ajudar técnica (especialistas), podem entrar em contato com o Instituto Tartarugas do Delta, ou órgão ambientais;

6° - o animal deve ser encaminhado para uma piscina natural;

7° - fazer acompanhamento clínico veterinário e ficar em observação, para posterior tentativa de soltura.

Agradecemos ao apoio do Veterinário da Aquasis (Vitor Luz) e Neto Val da Clinica Animais e Cia, Silvana do "Restaurante o Gonzaga", Gabriel Viena e Geoflan Oliveira que contribuíram com a operação. Para conhecimento o trabalho é realizado de forma voluntária e mesmo sem recurso e infraestrutura apropriada, o Instituto Tartarugas do Delta desenvolve as ações com o objetivo de contribuir com o Ambiente.


29 visualizações
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016

© 2017 - Instituto Tartarugas do Delta - ITD - By: Werlayne Mendes