top of page
  • Foto do escritorITD

FALTA DE SENSIBILIDADE AMBIENTAL, CULTURA OU CRIME AMBIENTAL?


Esta foto foi enviada para o Instituto Tartarugas do Delta por representantes da Associação de Turismo de Barra Grande - BARRATUR, com o objetivo de apelo, de incomodo e muito desgosto! Ao receber nos questionamos... Quem fez? Quando aconteceu? Por quê? Infelizmente não temos as respostas!

As fotos sinalizam que devemos insistir no trabalho de educação ambiental para fortalecer a relação entre ser humano x ambiente e esperar que esse comportamento fique guardado no passado.

De acordo com o projeto TAMAR até a década de 1980, era um comportamento comum nas comunidades que viviam à beira do mar: matar tartarugas marinhas para consumir a carne, coletar os ovos nos ninhos para comer ou vender como tira-gosto em bares, assim como vender o casco para fabricação de armações de óculos, pentes, pulseiras, anéis e colares.

Aproveitamos para lembrar que o consumo da carne de espécies ameaçadas de extinção, como é o caso das tartarugas marinhas, é proibido e passível de penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (9.605/98).

A natureza possui os recursos naturais que garantem a nossa sobrevivência e permite que estes sejam explorados! Nosso maior desafio é: explorar de forma SUSTENTÁVEL. Quando provocamos perturbações ambientais de forma negativa, as consequências comprometem nossa qualidade de vida!


142 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page