• ITD

Dia municipal da Tartaruga Marinha


O trabalho realizado pelo Instituto Tartarugas do Delta - ITD através do monitoramento de praia e manejo de fauna silvestre apresentou o litoral piauiense como área importante de reprodução de tartarugas marinha.

O litoral do Piauí pode ser considerado o 2° sítio de desova da tartaruga-de-couro no território brasileiro, uma das espécies criticamente ameaçada de extinção que utiliza nossas praias para confeccionar os ninhos. Mesmo sendo o menor litoral da costa brasileira, existem registros de ocorrência das cinco espécies de tartarugas marinhas, sendo estas: tartaruga-de-couro, tartaruga-verde, tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-cabeçuda.

Essa particularidade ambiental incentivou a aprovação da Lei N° 3.100 de 19 de maio de 2016 que declara as tartarugas marinhas como Patrimônio Natural do Município de Parnaíba e instituiu a necessidade de promover ações de natureza cultural, social, esportivas e turísticas visando contemplar a conservação da tartaruga marinha e do ambiente em que vivem.

Para fortalecer essa ação de conservação o município de Luís Correia também reconheceu a tartaruga marinha como Patrimônio Natural através da Lei N° 859 de 24 de junho de 2016. Ambos comemoram anualmente no dia 9 de julho o dia municipal da Tartaruga Marinha.

Esse reconhecimento promove uma reflexão sobre nosso compromisso com o meio ambiente e estimula um diálogo sobre cidadania e responsabilidade social. Praticar conservação ambiental gera qualidade de vida e sustentabilidade socioeconômica.


0 visualização
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016

© 2017 - Instituto Tartarugas do Delta - ITD - By: Werlayne Mendes