top of page
  • Foto do escritorITD

Falando sobre o Piauí


No dia 19 de outubro de 1822 foi proclamada, em Parnaíba, por Simplício Dias da Silva, João Cândido de Deus e Silva, Domingos Dias, entre outros, a independência do Piauí e D. Pedro I aclamado imperador constitucional. Nessa data, é comemorado o Dia do Piauí. Entretanto, o Piauí ficou sob domínio português até 24 de janeiro de 1823, quando o Brigadeiro Manoel de Sousa Martins declarou o estado independente em Oeiras.

Em 13 de março de 1823, ocorreu, à margem do rio Jenipapo, em Campo Maior, a mais sangrenta, e possivelmente única, batalha entre brasileiros e portugueses pela independência nacional, a Batalha do Jenipapo, onde centenas de piauiense e voluntários cearenses perderam a vida ou foram capturados, escrevendo com o seu sangue uma das páginas mais gloriosas da história nacional.

Piauí, Terra querida, filha do Sol do Equador...

Território que apresenta particularidades ambientais (região de manguezais, complexos dunar, estuários, rios, praias, salgados, restingas, caatinga e carrado), tais características funcionam como abrigo e berçários de vários animais ameaçados de extinção, dentre estes podemos citar o cavalo-marinho, peixe-boi e tartarugas-marinhas, Patrimônio Natural do Estado.


28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page