• ITD

Projeto Rotas da Conservação: uma iniciativa de Pesquisa do Grupo Shell Brasil em Parceria com o Ins


(Foto: Alessandro Costa (Imagem cedida pela Shell Brasil)).

No dia 18 de abril pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta realizaram apresentação das ações de pesquisa do projeto financiado pela Shell Brasil “Projeto Rotas da Conservação”, que envolve o monitoramento via satélite de duas espécies ameaçadas de extinção da região da APA Delta do Parnaíba (Área de Proteção Ambiental – APA), litoral Norte do Brasil.

Após a apresentação houve troca de informações, sobre comportamento biológico das espécies, dúvidas sobre os processos metodológicos da Pesquisa, curiosidades no ciclo de vida e questionamento sobre a interação dos pescadores com a pesquisa.

“Foi um momento muito oportuno para apresentar as particularidades ambientais da região e a necessidade de fortalecer parceria para o desenvolvimento de Pesquisas que possam subsidiar planos de manejo de conservação, assim como, fundamentar os processos de licenciamento juntos aos órgãos gestores”, avaliou Werlanne Magalhães, coordenadora do projeto.

A iniciativa da Shell é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a ANP em maio de 2016, que prevê ações conjuntas para aprimorar a avaliação e o gerenciamento de impactos ambientais na indústria de óleo e gás.

O evento ocorreu no auditório do Museu do Amanhã com a participação de funcionário do Grupo Shell Brasil, representantes do IBAMA e ICMbio, ANP entre outras instituições.

#projetorotasdaconservaçao

46 visualizações
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016

© 2017 - Instituto Tartarugas do Delta - ITD - By: Werlayne Mendes