top of page
  • Foto do escritorITD

Pescadores da Pedra do Sal se reúnem para discutir a pesca do Camurupim


Projeto Rotas da Conservação reuniu pescadores no dia 11 de junho na comunidade da praia da Pedra do Sal, na escola U.E. Dr. João Silva Filho, Parnaíba – PI, para conversar sobre a Portaria MMA 445/2014. Essa reunião foi solicitada pelos pescadores para compreender melhor a Portaria que apresenta a “Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção - Peixes e Invertebrados Aquáticos" e entender o futuro da atividade pesqueira. Logo, os pescadores se sentem prejudicados com esse documento que indica o camurupim como espécie ameaçada, na categoria “Vulnerável (VU)”.

Como proposta de trabalho os gestores da Área de Proteção Ambiental (APA) Daniel Castro e Patrícia Claro explicaram que a queda da produção pesqueira extrativa é um fato global, e não local. Durante a apresentação, informaram que a Portaria é uma ferramenta para a recuperação de estoques pesqueiros, trazendo benefício sócio econômico e ambiental. Além disso, as normas estabelecidas permite o Uso Sustentável das espécies Vulneráveis, mediante apresentação do plano de manejo. “Então não estamos falando de proibição da pesca, e sim, ampliar informações sobre a espécie e discutir de forma participativa um plano de manejo para o camurupim”, afirmou Daniel Castro, gestor da APA.

Como encaminhamento da reunião serão organizadas oficinas (Professores, alunos, pescadores, Equipe do Projeto Rotas e APA/ICMbio), para viabilizar o diálogo entre o conhecimento científico sistematizado e o conhecimento ecológico local para ampliar informações sobre o ciclo de vida do camurupim, e com isso, iniciar um processo de construção do plano de manejo para a espécie.


45 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page