Dia 09 de julho comemoramos o dia municipal da tartaruga marinha no município de Luís Correia (Lei n° 859/2016) e Parnaíba (Lei n° 3.100/2016). Data de Fundação do Instituto Tartarugas do Delta, uma Instituição sem fins lucrativos que promove ações de Pesquisa e Educação Ambiental na região da APA Delta do Parnaíba.
O Instituto Tartarugas do Delta com muita satisfação comemora algumas conquistas ao longo dos 13 anos de trabalho realizado na região.
Reconhecimento da Tartaruga Marinha como Patrimônio Natural do Estado do Piauí (Lei n° 6.884/2016)
Portaria municipal (N°989/2018) que proíbe o tráfego de veículos nas praias de Luís Correia.
Reconhecimento do litoral piauiense como área regular de desova de tartarugas marinhas no Guia de Licenciamento Tartarugas marinhas: diretrizes para Avaliação e Mitigação de Impactos de Empreendimentos Costeiros e Marinhos.
Participação no processo de elaboração do Plano de Manejo da APA Delta do Parnaíba
Participação na Rede de Tartarugas Marinha do Nordeste – RATAMANE
Desenvolvimento de Pesquisa com a tartaruga-de-couro através do monitoramento via satélite com financiamento da Shell Brasil.
Monitoramos mais de 60 fêmeas em comportamento reprodutivo no litoral piauiense desde 2014. Estas fêmeas retornam para as nossas praias a cada 2 ou 3 anos para confeccionar os ninhos.
Liberamos na temporada de 2019 mais de 10 mil filhotes de tartarugas marinhas (trabalhado ainda em andamento).
Os resultados dos trabalhos de pesquisa e conservação realizados pelo Instituto Tartarugas do Delta apresentaram a região da APA Delta do Parnaíba como área importante para manutenção das espécies de tartarugas marinhas e das praias de desovas.
Conservação ambiental gera sustentabilidade social, agrega valor turístico para região, promove desenvolvimento local e qualidade de vida para as pessoas que residem nesse território.
Faça parte dessa rede de conservação, ajude a cuidar do nosso patrimônio!