top of page
  • Foto do escritorITD

Monitoramento e  limpeza das praia no litoral piauiense


Desde o início do aparecimento das manchas técnicos do IBAMA, SEMAR, Capitania dos porto/Marinha do Brasil, Corpo de bombeiros, ONGs e ICMBio monitoram as praias no litoral piauiense. Quando atingidas, a prefeitura de cada localidade é acionada para realizar ações de limpeza e os resíduos encaminhados para depósito temporário nas prefeituras, aguardando destinação final.

O Instituto Tartarugas do Delta está contribuindo com essa operação dando apoio no monitoramento de praia e manejo de fauna. Em novembro, foram registradas 10 tartarugas mortas, porém, não é possível fazer a ligação da morte destes animais com as manchas de óleo. Estas informações só podem ser confirmadas através de análises (necropsias), tendo em vista que o animal não foi encontrado com vestígios de óleo nas partes externas do corpo. "É Importante saber que nem todos os animais encontrados são submetidos ao procedimento de necropsia, devido ao seu estado de decomposição avançado e nosso único mecanismo de avaliação é o diagnóstico clinico (avaliação macroscópica) de contaminação nas narinas, boca, região da cloaca (cauda) da tartaruga", explicou Werlanne Magalhães - bióloga do Instituto Tartarugas do Delta.

Durante este final de semana, foi registrado novos episódios de manchas chegando no litoral piauiense e região do Delta todas as instituições ambientais (IBAMA, SEMAR, ICMbio e prefeituras) coordenados pela Capitania do Portos com apoio do exercito brasileiro e fuzileiros navais, corpo de Bombeiros e voluntários estão trabalhando nas operações de limpeza!

As pessoas interessadas em ajudar devem receber orientação das prefeituras em relação à coleta e ao descarte do material. O uso de equipamento de proteção individual (EPIs) é necessário para realização da limpeza. Voluntários sem EPIs, não podem fazer limpeza das manchas de óleo (risco de contaminação). Quem tiver interesse em ajudar, pode doar EPIs: luvas de borracha multiuso, botas de borracha pontuação 40 a 44 e máscaras. Ponto de entrega: loja de artesanato no Parnaíba Shopping. Caso tenha interesse em fazer um depósito para contribuir com a compra de EPIs, segue dados bancários: Banco do Brasil Instituto Tartaruga do Delta ADM Agência: 0023-X Conta corrente: 58605-6


47 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page