top of page
  • Foto do escritorITD

Dia internacional das tartarugas marinhas

O dia internacional das tartarugas marinhas é celebrado em 16 de junho, em homenagem ao nascimento do Dr. Archie Carr. Biólogo, ecologista e escritor que iniciou os trabalhos de pesquisa e conservação com tartarugas marinhas na Costa Rica, na década de 50.

As tartarugas marinhas são animais que desempenham um papel importante na natureza, atuam no equilíbrio da cadeia alimenta, controlam o banco de grama marinha, ao comer esponjas ajudam na manutenção dos corais, são predadores de águas vivas além de ajudarem na remoção dos substratos arenosos.

O Litoral do Piauí é uma das áreas de desova das cinco espécies de tartarugas marinha que frequenta a costa brasileira, uma região importante que precisa de proteção.

O Instituto Tartarugas do Delta, através do Projeto Rotas da Conservação financiado pela Shell Brasil e com apoio do Sesc Piauí, assumiu o compromisso de realizar trabalhos de pesquisa para ampliar estudos sobre as espécies e investir em ações educativas para sensibilização ambiental.

O Instituto Tartarugas do Delta monitora 75 fêmeas em atividade reprodutiva. Estas fêmeas retornam para nossas praias em intervalos de 2 a 3 anos para confeccionar os ninhos. Os filhotes que nascem, vão participar da cadeia alimentar, e os que sobreviverem, retornarão após 25 anos para continuar o seu ciclo de vida.

Nossa missão é proteger as praias de desovas e garantir que o maior número de filhotes, cheguem ao mar!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page