• ITD

Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios

Trata-se de uma data comemorativa no calendário ambiental realizado sempre no terceiro sábado do mês de setembro para promover ações educativas, em 2020 será comemorado no dia 19. Esta data sugere uma reflexão sobre nossas atitudes e comportamento ambiental. Como podemos ser mais sustentável? Para onde vai tanto lixo que produzimos? Alguém gosta de frequentar praia suja?

"Uma das atividades econômica da nossa região é o Turismo de sol e mar, sendo este um segmento do turismo que gera renda e desenvolvimento local. Contudo, manter a praia limpa não é apenas uma prática de conservação e educação ambiental, é um processo de desenvolvimento socioeconômico", comenta Werlanne Magalhães, bióloga do Instituto Tartarugas do Delta.


Algumas dicas para manter a praia limpa:


1- Descarte o lixo no lugar mais adequado possível;

2- Quando você for à praia, tome cuidado com o seu “lixo”, leve sua sacolinha para jogar o “lixo” que você produziu (não deixe o vento levar);

3- Se possível, adquira um canudo reutilizável, evite canudos descartáveis;

4- Se possível, leve na bolsa um copo reutilizável, evite os descartáveis;

5- Se possível, adote sacolas retornáveis, evite as sacola plásticas distribuídas nos supermercados (utilize caixas).

6- Pilhas usadas não coloquem no lixo comum, descarte em ponto de coleta na sua cidade.

7- Procure separar o lixo recicláveis e não recicláveis;

8- Quando possível tente separar lixo orgânico do lixo seco;

9- Se possível, encaminhe os resíduos recicláveis para pessoas/associações que vivem da comercialização destes materiais.

Sabe-se que os resíduos jogados na praia chegam aos mares e podem poluir o ecossistema costeiro (manguezal, costões rochosos, recifes, pradarias marinhas), ou seja, prejudica a vida marinha de várias formas, inclusive, pode matar alguns animais que utilizam esses ambientes para refúgio, alimentação ou reprodução.

"Devido ao cenário da Pandemia não realizamos a limpeza da forma que gostaríamos, porém, convidamos as pessoas para praticar uma limpeza por alguns minutos e descartar os resíduos em lugares mais adequados! Quem sabe essa prática possa virar um hábito!", acrescenta Werlanne.


Parabenizamos aos que dedicaram um momento do seu dia para cuidar da praia... Alunas da Biologia UFDPar (limpeza na praia do Barro Preto), Bagre e pessoal do kite (limpeza na praia do Coqueiro), Capitania dos Porto do PI/Marinha do Brasil (praia da Pedra do Sal), Lukas (praia do Peito de moça) e Vitor (Pedra do Sal).

5 visualizações
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016

© 2017 - Instituto Tartarugas do Delta - ITD - By: Werlayne Mendes