O litoral piauiense é um berçário de tartarugas marinhas no litoral norte do Brasil. Possui o menor litoral da costa brasileira e está inserido dentro do território que compõe a APA Delta do Parnaíba, uma unidade de Conservação Federal.
No Piauí a temporada reprodutiva teve o registro das primeiras fêmeas subindo no mês de Dezembro e finalizou com a abertura do ultimo ninho no mês de setembro, na praia da Pedra do sal em Parnaíba. Foram protegidos 198 ninhos das espécies: Tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro e liberados no mar um total de 23.760 filhotes de tartarugas marinhas nas praias do município de Parnaíba e Luís Correia.
Foram protegidos 198 ninhos das espécies: Tartaruga-de-pente, tartaruga-oliva e tartaruga-de-couro e liberados no mar um total de 23.760 filhotes de tartarugas marinhas nas praias do município de Parnaíba e Luís Correia.
A realização do trabalho de manejo e conservação das tartarugas marinhas no litoral do piauiense contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS 14 (Vida na água - Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e os recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável). Em síntese, os ODS fazem parte da Agenda 2030, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) para 193 líderes mundiais em 2015.
Agradecemos:
• a todos da equipe do Instituto Tartarugas do Delta que realizaram o trabalho com compromisso e de forma voluntária;
• a todos os padrinhos que participaram da campanha “adote um ninho”; professores da UFDPar, ADUFPI e @vm.experience, pelas doações.
• a equipe da APA Delta do Parnaíba e brigadistas/ICMBio que contribuíram com os trabalhos de campo e apoio logístico;
• a empresa Eólica Pedra do Sal pela parceria e apoio nas ações de educação ambiental e atividades de campo;
• Ao apoio do deputado @henriquepirespiaui por ter viabilizado o título de utilidade pública ao Instituto Tartarugas do Delta.
• E a todos os colaboradores (moradores e voluntários) que contribuíram com o trabalho (ciência cidadã).
コメント