• ITD

Manchas de óleo no litoral piauiense, 2022

No início do mês de agosto foram registrados fragmentos de óleo em praias nordestinas (Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará). Inclusive, com relatos de ocorrência de contaminação organismos marinhos crustáceos, tartarugas marinhas, aves e peixe-boi marinho.

No Piauí o primeiro caso das novas manchas de óleo foi registrado oficialmente no último domingo (16), quando banhista teve contato com o material na praia do Barro Preto, em Luís Correia. A partir desse momento, foi organizado um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente do Piauí - SEMAR para iniciar os monitoramento de praia de forma intensiva, uma força tarefa realizada pelas instituições: IBAMA, ICMBio/APA DELTA DO PARNAÍBA, Capitania dos Portos, Instituto Tartarugas do Delta e as prefeituras dos quatro municípios litorâneos.



As equipes estão monitorando diariamente as praias para avaliar o quadro de ocorrência e riscos. Colaboradores de todos os municípios foram acionados para ajudar nesse trabalho de identificação e localização das ocorrências do óleo, para possa ser remanejado com o apoio das prefeituras.



O óleo registrado apresenta característica de um material ressecado, que pode ser confundida com fezes de animais e também pode ser encontrado de forma mais pastosa.


ORIENTAÇÕES IMPORTANTES:


1) Não entre em contato com o óleo. Se houver contato, retire a substância com delicadeza, utilizando óleo de coco ou de cozinha. Em seguida, lave com água e sabão. Em caso de reação alérgica ao toque, ou ingestão do óleo, procurar uma Unidade Básica de Saúde;


2) Ao encontrar animais feridos ou em contato com o óleo, a instrução é ligar para ICMBio (61) 9 9158-9384. Além disso, importante ressaltar que o animal não deve ser lavado, nem devolvido ao mar antes da avaliação de um veterinário ou biólogo.


3) Em caso de tartarugas encalhadas entrar em contato com o @institutotartarugasdodelta através do número (86) 9 9968-0197.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png