top of page
  • Foto do escritorITD

Nascimento de filhotes de tartarugas-de-pente

Atualizado: 30 de jun. de 2023

Na última quinta-feira (13/04) a Equipe do Instituto Tartarugas do Delta acompanhou o nascimento de 144 filhotes de tartarugas-de-pente na praia do Arrombado, em Luís Correia - PI.



Até o momento, foram registrados mais de 140 ninhos, no litoral do Piauí, que devem nascer nos próximos 60 dias e, mais de 3 mil filhotes foram liberados nas praias piauienses durante a temporada reprodutiva de 2023.


“Qualquer pessoa pode encontrar filhotes na praia, animais perdidos na areia ou trazidos pela maré. Caso alguém encontre um filhotinho, favor fazer foto e enviar para o contato (86) 9 9968 0197 informando a localização, para equipe identificar a espécie e tentar encontrar o ninho. As vezes alguns filhotes ficam retidos, com dificuldades para sair do ninho”, explicou Werlanne Magalhães, coordenadora do Instituto Tartarugas do Delta.



*Importante saber:*


A cada mil filhotes nascidos, apenas 1 ou 2 atingem a idade reprodutiva. Os demais vão participar da cadeia alimentar, serão alimento de peixes maiores (papel ecológico das tartarugas, manter o equilíbrio ambiental). As que sobreviverem, irão retornar após 25 anos para a mesma praia que nasceram, para continuar o seu ciclo, confeccionar novos ninhos. Por isso é tão importante cuidar nas praias de desova, para garantir a sobrevivências destes animais ameaçados de extinção.


Com apoio da Eólica Pedra do Sal, APA Delta do Parnaíba, SEMARH e Sesc Piauí o Instituto Tartarugas do Delta consegue realizar o trabalho de manejo e conservação no litoral do Piauí.

76 visualizações0 comentário
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page