• ITD

Pesquisa com o Camurupim na região da APA Delta do Parnaíba

No Brasil, o Camurupim é uma espécie importante para alimentação e geração de renda das famílias de pescadores artesanais, que capturam os exemplares com diferentes artes de pesca ao longo do ciclo de vida, tanto para pesca de subsistência, quanto para fins comerciais. Atualmente, devido à grande exploração na região do Atlântico e a vulnerabilidade dessa espécie, foi recentemente inserida na lista de espécies ameaçadas no Brasil (Portaria 455).

A atividade da pesca é uma importante fonte de renda para as comunidades que vivem no Delta do Parnaíba (PI-MA) e região marinha adjacente. Contudo, para ampliar estudos sobre o camurupim no litoral Norte do Brasil, em particular na região da APA Delta do Parnaíba, foram realizados estudos direcionados a compreensão da rota migratória e atividade reprodutiva através de monitoramento via satélite, monitoramento de desembarque e investigação do conhecimento ecológico local.

O trabalho foi realizado em três comunidades que praticam a pesca do camurupim, sendo estas: Pedra do Sal (PI), Ilha das Canárias (MA) e Bitupitá (CE). Para levantamento dos dados foram realizadas visitas técnicas nas comunidades, encontro com pescadores, embarques e coleta de material biológico (gônadas). Os dados observados serão importantes para elaboração do plano de manejo para esta espécie.

Estas ações de pesquisa fazem parte do Projeto Rotas da Conservação financiado pela Shell Brasil com recursos da cláusula de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação dos contratos de concessão da Agência Nacional do Petróleo (ANP) através da Parceria com o Curso de Engenharia de Pesca, UFPI/Parnaíba, Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura familiar e UESPI/Campo Maior.

Agradecemos o apoio da equipe técnica da APA Delta do Parnaíba e pescadores das comunidades que participaram de forma comprometida com as ações do projeto.

0 visualização
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016

© 2017 - Instituto Tartarugas do Delta - ITD - By: Werlayne Mendes