• ITD

Quase 14 mil filhotes de tartarugas marinhas foram liberados no litoral piauiense em 2021

Esta temporada de desova também foi marcada pelo cenário da pandemia de Covid-19, causada pelo vírus SARS-CoV-2 ou Novo Coronavírus. Foram duas temporadas seguidas, que a equipe técnica do Instituto Tartarugas do Delta teve dificuldades para realização dos trabalhos de campo.

Os monitoramentos de praias foram realizados apenas pela manhã em dias alternados, logo, os ninhos foram confirmados a partir dos rastros deixados pelas fêmeas quando estas sobem para desovar.





Entretanto, compartilhamos os dados registrados nesta temporada:


• Foram protegidos 140 ninhos de tartarugas marinhas no litoral piauiense.

•Foi confirmada a presença de três espécies: tartaruga-oliva, tartaruga-de-pente e tartaruga-cabeçuda.

• Foram liberados quase 14 mil filhotes nas praias piauiense.

Durante esta temporada não foi possível realizar a marcação das fêmeas, devido à falta de recurso financeiro para execução dos monitoramentos noturnos. Esse manejo é realizado no momento que as fêmeas sobem as praias para confeccionarem os ninhos.


Contudo, gostaríamos de agradecemos as pessoas que contribuíram com o trabalho de conservação das tartarugas marinhas no litoral piauiense, aos que enviaram fotos de filhotes, aos que ajudaram filhotes a chegarem até o mar, aos que encontraram ninhos “perdidos” e filhotes desorientados! Nossa gratidão também, aos padrinhos que participaram da campanha “Adote um ninho” e acreditaram no nosso trabalho!

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 
DESDE 2016
logo itd email.png
Imagem2.png