No dia 04 de novembro uma tartaruga verde juvenil (Chelonia mydas), foi encontrada encalhada viva na praia do Arromobado, município de Luís Correia pela colaborada @grazzirocha_. O animal foi encaminhado para a unidade de reabilitação do Instituto Tartaruga do Delta, localizado no Sesc praia, para avaliação com o veterinário Igor Carvalho Santos. No exame clínico foi constatado que o animal apresentou dificuldades para respirar, presença de secreção ocular e nasal, quadro de caquexia e enoftalmia. Foi iniciado um protocolo terapêutico a base de fluidoterapia com suporte vitamínico e antibioticoterapia.
A tartaruga foi deslocada pela equipe, para a realização de exames complementares em uma clínica parceira do ITD Clínica Animais & Cia, onde foi realizado exame de imagem, sugerindo compactação em região de intestino e secreção pulmonar. Infelizmente a paciente não resistiu, sendo posteriormente realizada uma necrópsia.
Após a realização do procedimento, foi confirmado o quadro de compactação em região de intestino e estômago por conta de uma grande quantidade plástico (embalagens de bombom, de canudo, sacola plástica, fragmento de cano PVC), fragmento de linha de pesca e linha de carretel (pipa). A presença destes resíduos no trato gastrointestinal dificulta a natação, mergulho, alimentação assim como, a liberação das fezes. Esse cenário, pode ter provocado a morte do animal.
Agradecemos ao apoio da Clínica Animais e Cia nessa operação de resgate e a Eólica Pedra do Sal.
Opmerkingen