• ITD

VOCÊ CONHECE O PEIXE-LEÃO?

Peixe-leão, nova espécie marinha que apresenta riscos ambientais. Gostaríamos de compartilhar uma campanha lançada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) que orienta turistas, pescadores, moradores, mergulhadores e comunidade em geral sobre o aparecimento de uma nova espécie marinha em águas brasileiras. É o peixe-leão, que chama atenção pela beleza e exuberância, tem o corpo listrado de branco com tons laranja, vermelho e marrom, 18 grandes espinhos e nadadeiras prolongadas.

A espécie não é natural do Brasil, mas há ocorrências de aparição na costa do Pará e de Fernando de Noronha (PE), o que acendeu o alerta de técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


A campanha lançada pelo MMA em parceria com o ICMBio, prevê a distribuição de panfletos e cartazes que trazem informações sobre os perigos desse animal, que é considerado perigoso para o ecossistema marinho brasileiro e para seres humanos.


Sobre a espécie:

O peixe-leão se alimenta rapidamente de outros peixes, não possui predador e se reproduz com facilidade. Os espinhos na região dorsal soltam um veneno nocivo aos seres humanos.

O objetivo é informar, por exemplo, quem for vítima da espécie, como cuidar do local afetado para dificultar a ação do veneno e procurar atendimento médico o mais rápido possível. Para pescadores e mergulhadores, os informativos também alertam que o animal não deve ser devolvido ao mar e que as autoridades devem ser informadas sobre local onde o peixe foi visto para ajudar no monitoramento dessa espécie. “Quando capturarem o peixe-leão, por favor não devolvam ao mar, fotografem, coloquem no recipiente e levem para o escritório do ICMBio, se possível!

Esse procedimento é importante para que os técnicos do ICMBio possam monitorar e impedir que esses peixes se alastrem para o resto do país. Aproveitamos para relatar que o peixe-leão foi registrado no litoral piauiense no município do Cajueiro da Praia.

#Repost

@icmbioapadelta

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
Imagem2.png