top of page
  • Foto do escritorITD

Projeto Rotas da Conservação visitou pescadores na Ilha das Canárias, MA


A Equipe do Projeto Rotas da Conservação participou de reunião com representantes da Associação de Pescadores da comunidade da Ilha das Canárias, Araioses, MA para iniciar um diálogo sobre o trabalho de pesquisa via satélite que será desenvolvido na região da APA Delta do Parnaíba.

Durante a apresentação a equipe teve a oportunidade de explicar como será desenvolvido o projeto de Pesquisa, o processo de marcação dos animais, o estudo dos dados via satélite e a importância deste trabalho para ampliar conhecimento sobre o camurupim, peixe de alto valor comercial na região.

Após a apresentação, a equipe sugere uma reflexão com a pergunta “A quantidade de peixe que é capturado hoje, é a mesma que vocês pescavam há 10 anos”? Essa colocação ajuda o grupo a compreender o processo de identificação das possíveis espécies ameaçadas de extinção.

Durante a conversa, os pescadores apresentaram interesse em participar da pesquisa e acompanhar a equipe durante as atividades para marcação dos animais. Além disso, relataram a preocupação com a captura do camurupim que ocorre nos currais de pesca, no território cearense, eles alegam que essa conversa sobre plano de manejo de conservação deve acontecer em outros setores da pesca.

O próximo encontro na comunidade ocorrerá no mês de julho com o Projeto Rotas da Conservação. Este é um projeto executado pelo Instituto Tartarugas do Delta e financiado pela Shell Brasil.

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
PATRIMÔNIO NATURAL
 

DESDE 2016
logo itd email.png
carimbo pi.png
bottom of page